Jovens recifenses mais próximos da Secretaria Nacional de Juventude



Por Clara Cavalcanti*.

Um primeiro e importante passo para a construção de um diálogo entre os jovens pernambucanos e a Secretaria Nacional de Juventude. Este foi o saldo principal do encontro “Juventudes e Diálogo”, realizado pelas ONGs Fase e Diaconia, no último dia 24, no Recife. O evento contou a participação da secretária Nacional de Juventudes, Severine Macedo, e abriu caminho para aprofundar a discussão de temas prioritários para os jovens, como a implementação do “Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente” e o “Estatuto das Juventudes”, que aguarda nova votação na Câmara Federal.

 “A aprovação do estatuto irá estabelecer um novo jeito de se pensar e fazer política pública para a Juventude, hoje pautada pelo interesse de cada gestão. Por isso, é importante que os jovens se movimentem e pressionem os parlamentares para que a pauta seja colocada o quanto antes em votação. Não podemos perder tempo”, afirma o assessor político pedagógico da Diaconia, Joselito Costa.

A mesma opinião foi reforçada pela secretária Nacional. “O estatuto das juventudes é fruto de uma luta política antiga dos movimentos juvenis. Ele irá assegurar avanços como a criação do Sistema Nacional de Juventude e a consolidação de uma política de estado. Neste momento, é fundamental que as juventudes brasileiras se mobilizem pela sua aprovação”, disse Macedo.

A secretária reforçou, ainda, a importância de uma atuação ativa e engajada das juventudes para garantir “a implementação de políticas de fortalecimento institucional, de políticas que mudem a vida dos jovens urbanos e rurais, que garantam o papel da juventude no desenvolvimento nacional sustentável, que assegurem mecanismos concretos de participação e que  motivem ações de promoção para jovens levando em consideração quetões de gênero, etnia e raça”, disse Macedo. 

Programa – Além do estatuto, outro destaque do encontro foi a implementação do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Para fomentar o debate, jovens que integram o Projeto Juventude e Direito na Cidade, apoiado pelas organizações norueguesas AIN e OD, parceiras da Diaconia, exibiram documentário sobre os impactos das mudanças climáticas em grandes metrópoles, como Recife e Olinda, e suas implicações na vida dos jovens. 

Plataforma – Durante o encontro, o Fojupe – integrado pela Diaconia - passou às mãos da secretária Nacional de Juventude a sua plataforma, construída em 2012, após uma série de debates com integrantes do Fórum na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Sertão do Estado. O documento será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (03), durante uma “Oficina de Formação Política” com jovens do Agreste pernambucano.  

Presença - Cerca de 90 participantes marcaram presença no evento, entre eles representantes de gestores públicos de Juventude dos municípios do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Ouricuri e Palmares; representantes do legislativo; e jovens de escolas públicas, projetos sociais e coletivos e grupos juvenis, como o Kebra-Cabeça e o Peixearte, apoiados pela Diaconia. Integrantes do Fórum da Juventude de Pernambuco (Fojupe), do Fórum de Juventude Negra (Fojune), da Rede Jovens do Nordeste e da Rede Ecumênica da Juventude (Reju) também prestigiaram o encontro.

*Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia