Fojupe inicia diálogo com as gestões municipais da Região Metropolitana do Recife


No dia 13/11, na sede da Etapas, aconteceu a Roda de Diálogo ampliada organizada pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe) sobre “Políticas Públicas de Juventude e Governos Eleitos na Região Metropolitana do Recife”. Estiveram presentes o secretário de Juventude de São Lourenço da Mata, Adalberto Legal, e os representantes das Prefeituras de Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e equipe de transição de Ipojuca. Além de alguns candidatos a prefeito, vereadores e outras pessoas interessadas no debate de políticas públicas de juventude. O objetivo foi iniciar um diálogo permanente com as gestões municipais da Região Metropolitana do Recife sobreas perspectivas de Políticas Públicas de Juventude nos municípios.

Na ocasião, foram entregues as demandas e proposições das juventudes sistematizadas durante os Ciclos de Debates que culminaram com a elaboração de plataformas regionais com propostas defendidas pelas juventudes para cada Região de Desenvolvimento. Foi apresentada a necessidade de dialogar com os próprios prefeitos eleitos, a partir de janeiro de 2013. Além disso, será elaborada uma agenda com a Secretaria Nacional de Juventude, Severine Macedo, que inclui a realização de novas rodas de diálogo com os demais secretários da Região Metropolitana do Recife.
O Fojupe realiza uma articulação entre grupos, redes, organizações e movimentos que defendem as questões juvenis. Proporciona um espaço de reflexão sobre as organizações e suas condições sócio-políticas de atuação, inserção e controle das Políticas Públicas, em especial as dirigidas às juventudes. Nele as juventudes atuam como sujeitos de direitos.