Semana de Ação Mundial debate a educação infantil em Pernambuco



Com o lema “Educação Infantil – Direito da Criança, Dever do Estado e Justiça Social”, a Semana de Ação Mundial (SAM) deste ano ocorre de 20 a 27 de maio de 2012 promovido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em todo o Brasil. A SAM faz parte de uma grande mobilização internacional pelo direito à educação de qualidade que acontece desde 2003 em mais de 100 países. 

Trata-se de um período em que convidamos toda a sociedade e os poderes instituídos a discutirem temas e estratégias relativos à urgência de que o Brasil garanta educação básica pública e de qualidade para todos os seus cidadãos e cidadãs. Durante a Semana, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza inúmeras atividades de cunho nacional e locais, produzem e distribuem materiais e participam de ações de iniciativa de seus parceiros. 

Em Pernambuco, o Comitê da Campanha e seus parceiros vão realizar atividades, com uma grande mobilização local, colocando no centro do debate público, a educação infantil e o Projeto de Lei (PL 8035/2010) que trata do novo PNE (Plano Nacional de Educação) em tramitação no Congresso Nacional. 

O “Cine Bomba Especial” da ONG Auçuba será em duas comunidades do Recife, na Bomba do Hemetério, dia 22, e no Sítio dos Pintos, dia 24, com exibições e diálogos entorno da educação pública de qualidade e questões de redução de danos, a partir das 19:00. 

No dia 25, na sexta, à noite, a FAFIRE e o Comitê Pernambucano realizam “Mesa Redonda sobre a qualidade da educação infantil”, às 19:00, no auditório de Graduação da FAFIRE, entre os debatedores, o destaque para a presença do Deputado Federal  Paulo Rubem (integrante da Comissão Especial do PL 8035/2010 e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados).