FOJUPE LANÇA NOTA SOBRE OS DESAFIOS DA NOVA GESTÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DO RECIFE

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife que nós queremos?

Nos últimos anos, de alguma forma, os (as) jovens ganharam espaço na pauta governamental e diversas instâncias oficiais vêm sendo criadas, não só em nível nacional, mas também em vários estados e municípios, a exemplo da cidade do Recife. São conselhos, gerências, secretarias de juventude, dentre outros organismos ou nomenclaturas. Juntos, governo executando e sociedade civil fazendo o controle social, acompanhando as ações governamentais e interferindo, sem disputas de poder e com muito diálogo.

As juventudes precisam pautar as agendas dos governos e para isso é necessária uma mobilização permanente por iniciativa própria, fortalecendo cada vez mais os conselhos de políticas públicas de Juventude. Olhando a experiência de outros conselhos de direitos, vendo acertos e erros, percebendo a nossa realidade e nossas prioridades, podemos fazer um conselho forte, e discernir e decidir coletivamente o que vamos acompanhar e fazer. Assim, poderemos sonhar com uma melhoria real para a vida dos (as) jovens recifenses, afinal "sonho que se sonha junto é sinal de realidade".

Por isso, é importantíssimo que o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife em sua nova gestão tenha como prioridade a construção do Plano Municipal de Juventude da cidade do Recife para ser o marco regulatório das ações e políticas executadas para as juventudes no município. 

Desejamos um conselho pra valer, forte, ousado e fiscalizador!